Produção acadêmica, literária e jornalística do autor

"Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única" 
(Albert Schweitzer)

Aqui você pode acessar e baixar gratuitamente a minha produção militante, acadêmica, literária e audiovisual:  


Produção acadêmica: artigos publicados em anais de eventos e/ou em periódicos científicos.
2. Educação popular e cultura política no associativismo contemporâneo: condicionantes e possibilidades (artigo apresentado no V EPEAL, 2010)


3. Associativismo civil, organizações e movimentos sociais populares: compromisso com qual projeto societário? (artigo apresentado no III ENNTEFH, 2011, p. 75-88)


4. Educação e formação humana no debate pedagógico contemporâneo (artigo apresentado no III ENNTEFH, 2011, p. 790-804)


5. Os gestores escolares e a formação de "sujeitos senhores de sua história" (artigo apresentado no VI EPEAL, 2011)

6. Na contramão: a Sociologia como possibilidade educativa emancipadora no Ensino Médio (artigo publicado na Revista Espaço Acadêmico - Nº 138 - Novembro de 2012)

7. A finalidade da escolarização básica no debate pedagógico contemporâneo (Revista Eletrônica Arma da Crítica número 4/ dezembro 2012 ISSN 1984-4735)

8. Associativismo civil contemporâneo: compromisso com qual projeto societário (Revista Eletrônica Arma da Crítica, ano 4, nº 5, ago. 2014). 

9. Ensino de sociologia: múltiplos olhares de um “campo de pensamento” em construção (Revista Educação em Questão, Natal, v. 49 n. 35, p. 230-234, maio/ago. 2014)

10. Cultura política, educação popular e projeto societário no associativismo civil contemporâneo (artigo apresentado no VII EPEAL, 2014)

11. A presença/ausência da (Nova) Sociologia da Educação nas dissertações sobre o ensino de Sociologia na Educação Básica (Revista Holos, v. 6, 2014.) 

12. Escolarização básica e emancipação humana no Sertão Alagoano: em debate a qualidade política da educação  (Revista Cocar, v. 9. nº 17, jan.-jul 2015). 

13. Ensino de Sociologia no Sertão Alagoano: o discurso oficial e a concepção dos professores (dissertação de mestrado)

14. Configurações e desafios do ensino de Sociologia no Sertão Alagoano (Revista Em Debate (UFSC), Florianópolis, v. 14, n. 2, 2015).

15. O lugar da Sociologia da Educação e da Nova Sociologia da Educação nas dissertações de mestrado sobre o ensino de Sociologia na Educação Básica. In: OLIVEIRA, Evelina; OLIVEIRA, Amurabi. (Org.). Ciências Sociais e Educação: um reencontro marcado. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2015, v. , p. 143-163.

16. Educação popular no associativismo contemporâneo: ressignificação ou crise de identidade? (Revista de Educação Popular (UFU), Uberlândia, v. 14, n. 1, jan./jun. 2016).

17. O ensino de Sociologia e as políticas de indução curricular do Ensino Médio brasileiro (Revista Espaço do Currículo, UFPB, João Pessoa, v.9, n.3, p. 496-511, set. / dez. 2016)

18. A escolarização média da classe trabalhadora no Brasil: desafios contemporâneos e suas raízes históricas (Revista Eletrônica Trabalho Necessário, UFF, Niterói, ano 15, n. 26, jan./abr. 2017).

19. Os livros didáticos de Sociologia e os sentidos do ensino de Ciências Sociais na Educação Básica. (Revista Caderno da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - CABECS, ano 1, n.1, jan.-jun. 2017).  

20. Ensino de Sociologia para o exercício da cidadania: uma relação comprometida com a ordem social vigente (Crítica e sociedade: revista de cultura política, vol. 7, n. 2, 2017)

21. Entre Córdoba e Bolonha: o Reuni e a contraditória expansão da Universidade brasileira (Revista Internacional de Educação Superior - RIESup, vol. 5, n., 2019) .

22. Between Cordoba and Bologna: The REUNI and the Contradictory Expansion of the Brazilian University (Revista Internacional de Educação Superior - RIESup, vol. 5, n., 2019)

23. O discurso docente acerca do ensino de Sociologia e a identificação ideológica com o atual projeto de sociedade (Revista Reflexão e Ação, v. 27, n. 2, maio-ago. 2019).

24. "Torne-se professor e aumente sua renda": o discurso de negação da docência como profissão (Revista Linguagens, Educação e Sociedade, v. 42, n.2, maio-ago 2019).

25. O ensino de Sociologia perante a dualidade histórica do Ensino Médio brasileiro (Revista Atos de pesquisa, v. 15, n. 2, maio/jun. 2020). 

26. Os organismos internacionais e o livro didático no Brasil: anticomunismo e naturalização da ordem social vigente (Revista Latitude, v. 13, n. 2, ago./dez. 2019)

27. Paulo Freire e a resistência à naturalização da ordem social vigente (Revista Práxis Educativa, v. 16, 2021).

28. "Por mais aulas de História para essa gente": a crença no conhecimento científico como antídoto à ideologia. (Revista Aurora, v. 13, n. 39, p. 99-121, out. 2020-jan. 2021).

29. Expansão e interiorização das Universidades Federais no Brasil: filiações sócio-históricas do discurso do Reuni (Revista Holos, ano. 37, v. 5. p. 1-15, 2021).

30. Desnaturalizando os privilégios: o discurso dos livros didáticos de Sociologia sobre as desigualdades sociais (Revista Horizontes, v. 39, n. 1, p. 1-16, 2021).

31. O notório saber em ação: uma análise sobre a autoria dos livros do objeto 1 do PNLD 2021 (VI Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica - ENESEB, Belém - PA, 2021).

32. Novo Ensino Médio: entre a liberdade incondicional dos sujeitos/estudantes e a necessidade sócio-histórica de reprodução da força de trabalho (X Seminário de Estudos em Análise do Discurso, Recife - PE, 2021). 

33. A (in)adequação da formação acadêmica dos autores das  obras do objeto 1 do PNLD 2021 aos componentes curriculares do Ensino Médio (Revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, v.5, n. 2, p.163-189, jul./dez. 2021).

34. Os desafios da formação docente em tempos de desvalorização da ciência e minimização da atividade pedagógica. In: VOSS, Lillian Kelly de Almeida Figueiredo; BASTOS, Ana Paula Solino; LIBARDI, Suzana Santos; ALMEIDA, Giseliane Medeiros.. (Org.). Memórias e desafios dos 10 anos da Pedagogia Ufal-Sertão. Maceió: Edufal, 2021, v. 1, p. 170-184.


36. "Sem medo de ser feliz": o discurso dos livros didáticos de Sociologia sobre as diferenças culturais (Revista Diversidade e Educação, v. 10, n.1, 2022).

37. Novo Ensino Médio: entre a liberdade incondicional dos sujeitos na escolha do itinerário formativo e a necessidade sócio-história de reprodução da força de trabalho (Fólio – Revista de Letras, v. 14. n.1, jan.-jun. 2022).

38. Sentidos (inter)ditados: os livros didáticos de Sociologia e o silenciamento sobre as explicações naturalizadoras fora do senso comum (Itinerarius Reflectionis, v. 18. n.1, 2022).

39. O retrovisor, a distração da paisagem e as incertezas do horizonte: o discurso dos livros didáticos de Sociologia sobre a mudança da estrutura social. (Revista Educação, v.48, jan.-dez. 2023)


 


Produção militante: textos publicados no boletim Comunidade em Destaque de setembro de 2005 a março de 2012.

1. CEPM_política de governos ou líderes (set 2005)

2. Governo Municipal Itinerante (nov 2005)

3. A fonte do orçamento público (jan 2006)

4. Política_anjo ou demônio (fev 2006)

5. Conselhos paritários de gestão_deficiência ou plenitude democrática (mar 2006)

6. Plano Diretor Participativo_que bicho é esse (mar 2006)

7. Nota de falecimento_convite (abr 2006)

8. Votar é um direito de cidadania (jun_julho 2006)

9. Tributo ao Rei_dai a César o que é... (ago 2006)

10. Valore$ Humano$ (out 2006)

11. Governo para ou com todos (nov 2006)

12. E dá-lhe sessão! (dez 2006)

13. Ou isto, ou aquilo (jan 2007)

14. CEPEC_é preciso mudar as velhas estruturas (fev 2007) 

15. Gestão democrática_a quem interessa (mar_abr 2007)

16. Há lugar para a democracia na Igreja Católica (maio_jun 2007)

17. Amizade e politicagem (jul 2007)

18. Oportunidades (set 2007)

19. Quando a gente muda, o mundo muda com a gente (out 2007)

20. Ano político ou político-eleitoral (jan 2008)

21. Prostituição dos partidos políticos (fev 2008)

22. O$ trê$ Podere$ (mar 2008)

23. Ao Senhor Executivo (jun_jul 2008)

24. CACTUS e Visão Mundial_quem é quem nesta história de transformação das comunidades sertanejas (jan_fev 2009)

25. Apadrinhamento de crianças_uma maneira solidária de enfrentar e resolver os problemas coletivos (mar_abr 2009)

26. PDA: uma maneira_ajudando as comunidades a caminharem com as próprias pernas (maio_jun 2009)

27. CACTUS_qual é mesmo o sentido e a finalidade de sua existência (jul_ago 2009)

28. Prezado sócio_sem você nada disso seria possível (abr_maio 2010)

29. Disposição e iniciativa na eleição de conselheiros/as representantes dos sócios contribuintes indiretos (abr_maio 2010)

30. Ilhados no semiárido (fev_mar 2011)

31. Vereadores_para quê e a quem servem  (abr_maio_jun 2011)

32. Conselhos Municipais de Cidadania_de olho no serviço público (out_nov_dez 2011)

33. Brinde aos ruipalmeirenses: Prefeitura e Câmara Municipal presenteiam o povo de Senador Rui Palmeira com mais um tributo (jan_fev_mar 2012)


Produção literária: livros publicados.

1. Inquietações: uma reflexão poética da vida humana (1ª ed. 2012; 2ª ed.2018);

2. Diário tardio: do fundo do meu raso coração (2013);

3. O sonho da conversão (2014)

4. Tradução poética: convite à in(con)formação (2017) 

5. Pedaços de nós: memórias de um passado presente (2018)

Produção audiovisual: documentários produzidos durante o período em que coordenei o Grupo Divulg_aç@o: expressando o ser, reconstruindo o fazer. Tratava-se de um grupo de jovens comunicadores apoiados pelo Centro de Apoio Comunitário de Tapera em União a Senador - CACTUS e responsável pela produção, edição e disseminação de instrumentos de comunicação alternativa, a exemplo do boletim mensal Comunidade em Destaque, dos programas radiofônicos semanais da difusora Rádio Comunidade Sertaneja e das sessões mensais de Cinema Comunitário.

1 - Seminário regional intitulado "Escola Fé e Política 'Pe. Humberto Plummen' pós-Aparecida". O evento aconteceu entre os dias 23 a 25 de setembro de 2011, em Palmeira dos Índios - AL, e reuniu estudantes e educadores das escolas diocesanas, regional e nacional de Fé e Política, especialmente, dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte ( Regional Nordeste 2).
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=562XjAyZbI4&feature=youtu.be

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Rb0Xe4LlQcU

Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=a9kBMc94pmY

Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=_p24lpHwvoI

2 - Documentário produzido entre setembro de 2010 e fevereiro de 2011. O vídeo patrocinado pelo programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, trata do surgimento e do trabalho social desenvolvido pela associação Centro de Apoio Comunitário de Tapera em União a Senador (CACTUS) no semiárido alagoano. https://www.youtube.com/watch?v=j-PxFIB712E


3 - Documentário sobre a importância dos Bancos Comunitários de Sementes na preservação de grãos de boa qualidade e no incentivo à organização comunitária dos agricultores/as. https://www.youtube.com/watch?v=gWqS65wVkbo


4 - Depoimentos de jovens da Escola de Formação em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável - EFADES. https://www.youtube.com/watch?v=7KIdAuHGyhI

5 - Documentário sobre o trabalho desenvolvido pela associação Centro de Apoio Comunitário de Tapera em União a Senador - CACTUS com o Projeto Banco Comunitário de Sementes - BCS. https://www.youtube.com/watch?v=HwgNP0O8-xk

6 - Vídeo produzido por Valci Melo, Joyce Karina e Marcijanio Lemos, estudantes do curso de licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), modalidade EAD, Polo Olho d'Água das Flores. O material foi produzido para a disciplina Geografia Humana, ministrada pela professora Dra. Gilcileide Rodrigues da Silva. https://www.youtube.com/watch?v=PXjBDWgUFSE 

Nenhum comentário: