SERVIÇO PÚBLICO OU PÚBLICO SEM SERVIÇO?



Valci Melo
valcimelo@hotmail.com

No município de Senador Rui Palmeira, semiárido alagoano, ditados como “em time que está ganhando não se mexe” e “pior do que está não fica” vêm perdendo o sentido e confirmando que, por aqui, infelizmente, prevalece a lógica do “quanto pior, melhor”[1].
A pérola da vez vem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e diz respeito à redução do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao período matutino.
Há cerca de três anos, como forma de incentivar a permanência dos trabalhadores na UBS durante o período matutino e vespertino, a SMS vinha custeando a alimentação dos mesmos na localidade onde atuam. No início de 2012, o serviço foi suspenso por alguns meses sob a alegação de que não era obrigação do supracitado órgão conceder tal “privilégio” aos trabalhadores. Na ocasião, como integrante do Conselho Municipal de Saúde (CMS), lutamos para que o serviço fosse retomado, uma vez que sua interrupção tinha como consequência principal a redução do tempo de atendimento nas UBS e, consequentemente, a superlotação do serviço.
Até o final do mês de novembro de 2012 o serviço foi mantido, sendo, no início de dezembro suspenso mais uma vez, alegando-se falta de condições financeiras da SMS para custear uma despesa de aproximadamente 3 mil reais/mês para manter as UBS dos sítios e povoados com atendimento até às 15h00min. Mais uma vez debatida a situação no CMS, justificou-se que tratava-se de uma situação provisória, mas que no início do “novo” governo seria normalizada.
Três meses já se passaram e as UBS continuam no mesmo ritmo de funcionamento, isto é, com atendimento apenas no período da manhã, prejudicando a quantidade e a qualidade do serviço, uma vez que com a redução da carga horária os profissionais passam a atender uma quantidade menor de pacientes, o serviço fica superlotado, os agendamentos se tornam cada vez mais distantes, o trabalho de promoção e prevenção se torna inviável e a população, em suma, perde em quantidade e qualidade.
Diante dessa situação, o único posicionamento da SMS é que não vai mais custear a alimentação dos profissionais por que não é sua obrigação fazê-lo. Compreendemos que do ponto de vista legal nada a obriga a custear o almoço dos trabalhadores, uma vez que já paga pelos seus serviços. No entanto, cabe considerar, entre outros fatores, que tal posicionamento prejudica em maior escala a população que custeia e necessita dos serviços que estão atualmente sucateados. Vale lembrar, ainda, que se legalmente não compete à SMS fornecer a alimentação, é de sua inteira responsabilidade encontrar uma solução para que o atendimento seja normalizado, uma vez que pagamos para usufruir de serviços públicos, e não, para continuarmos como um público sem serviços.


[1] De antemão, esclareço que tal afirmação não se trata de “discurso da oposição”, como costumam dizer aqueles/as que por só conseguirem pensar em seus próprios interesses, não se preocupam com a qualidade dos serviços destinados a toda a população.

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da matéria isso é verdade Valci, esperamos que o Scretário de Saúde tome as devidas providências e deixe de mesquinharia pagando as refeiçoes dos profissionais.

Anônimo disse...

é isso ai é uma vergonha morar no municipio em que o poder fala mas alto e onde as pessoas querem tapar com papa a boca das pessoas como se fossem crianças, senhora secretaria aprenda uma coisa falar ate papagaio fala entao fale menos e trabalhe mas e nao esqueca que a justiça de Deus é a unica que falha. vc pode ate enganar a população ruipalmerense,mas a Deus vc jamais iganarar por isso nao esqueça Deus é por todos e nâo pelo os poderosos que se acham dono do mundo. fica a dica pra vc blz.

Anônimo disse...

Valci como cidadão ruipalmerense sinto-me envergonhado com tanto descaso dessa péssima administração a onde deixa de atender uma população pelo simples fato de q ñ tem condições de ofertar um prato de comida a um profissional, agora eu pergunto e os banquetes oferecidos na residência do ex prefeito é patrocinado por quem?? Por favor tenho vergonha de dizer q sou Ruipalmerense!!!

Valci Melo disse...

Quero parabenizar a participação das pessoas que registraram aqui seus comentários e destacar que a luta consciente e organizada é o único caminho que pode nos levar à transformação radical desta sociedade. Por isso, precisamos ficar atentos aos mais diversos instrumentos e formas de luta, entre as quais destaco a internet.