PÉROLAS DA “DEMOCRACIA” RUIPALMEIRENSE



Valci Melo
valcimelo@hotmail.com



Há alguns meses escrevi neste blog que o Poder “Público” de Senador Rui Palmeira, município situado no semiárido alagoano, consegue piorar o que já não é bom. E, pelo que me parece, esta será a principal característica da gestão iniciada em janeiro de 2013.

Não bastasse o fato do município ignorar a necessidade de desenvolver políticas públicas próprias e contextualizadas, superando a condição de mero executor de programas e ações do Governo Federal, até isso os governantes fazem de modo inadequado.

Estamos no sétimo mês do “novo” governo e este, além de ser indiferente às justas reivindicações da população e sucatear seus direitos sociais, resolveu também atacar os direitos civis e políticos, boicotando e coibindo a realização de reuniões públicas voltadas à discussão dos problemas de interesse coletivo.

O fato se deu no último dia 17 de julho, no Povoado Candunda. Buscando cumprir uma das atribuições que lhe compete enquanto ocupante de cargo público, pago pelo povo, o vereador Sandro Rogério agendou com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através de requerimento, uma reunião na Unidade Básica Monsenhor Moisés Vieira dos Anjos para discutir com usuários, trabalhadores do PSF e governo soluções para problemas recorrentes na UBS e no setor de saúde do município. Na véspera do evento (16/07), à tarde, o secretário municipal de saúde enviou um ofício ao referido vereador desmarcando a reunião com a falsa e escandalosa justificativa de que o encontro atrapalharia o funcionamento dos serviços do PSF.

Como já não dava mais tempo desarticular a população – nem o motivo justificava tal medida -, nós, usuários do PSF, reunimo-nos no horário outrora combinado, ocasião em que parte do atendimento já havia cessado, e mesmo com a ausência e proibição do secretário, discutimos as seguintes questões:

1)                           A redução do horário de atendimento do PSF ao período matutino aumentou o tempo de espera por consultas, tumultuou o Posto de Saúde e acabou com o já escasso trabalho de promoção e prevenção.

2)                           Os exames e consultas especializadas foram reduzidos e/ou suspensos devido à indisponibilidade de transporte para o deslocamento dos pacientes, pondo em risco a vida dos usuários;

3)                           A Unidade Básica de Saúde (UBS) tem registrado constante falta de medicamentos e ausência frequente do profissional responsável pela distribuição de remédios na UBS;

4)                           Desde o início do ano os pacientes já perderam duas coletas de exames devido ao não comparecimento dos profissionais responsáveis pelo serviço, o que causa vários tipos de prejuízos e transtornos.

Enquanto discutíamos estas questões para que o vereador Sandro Rogério providenciasse um relatório e protocolasse mais uma vez na SMS, a coordenadora da Atenção Básica chegou ao Posto de Saúde e tentou intimidar o vereador que coordenava a reunião, chamando-o à parte e relembrando ao mesmo que o evento tinha sido proibido e que ele seria responsabilizado por estar tumultuando e atrapalhando os serviços na UBS. Inconformados com essa atitude, nós, usuários, cidadãos ruipalmeirenses, custeadores dos serviços públicos, bloqueamos a saída da Unidade e exigimos ser ouvidos pela coordenadora.

Desta conversa, destacamos o seguinte RECADO direcionado ao governo municipal e à Secretaria Municipal de Saúde, o qual esperamos que seja refletido e levado a sério:

1)     A supracitada reunião além de ser uma atividade de saúde (promoção, controle social), foi previamente agendada e se alguém tumultuou a UBS foi a própria SMS ao tentar boicotá-la com a desarticulação na véspera;

2)     Não se trata de um movimento partidário nem pessoal contra alguém especificamente, mas da exigência do direito social à saúde que está sendo negligenciado;

3)     Quem está tumultuando o serviço público de saúde no município não é a população, e sim, o governo municipal que desrespeita os direitos legalmente constituídos e é insensível aos anseios e necessidades de quem realmente paga a conta: os cidadãos;

4)     A população não está invadindo um espaço alheio, mas sim, fazendo o que sempre deveria ter feito: ocupando o espaço público que ela custeia e a ela pertence;

5)     Ou o secretário agenda urgentemente uma reunião com os usuários para discutir e resolver os problemas do setor ou a população vai acampar na SMS até conseguir falar com ele.
Reunião realizada no Povoado Candunda, em 17/07/2013

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu nunca tive dúvida de q a nossa cidade cada dia ficaria pior ao ponto de um secretário obedecendo as ordens da prefeita e ñ tendo o q responder ao usuários daquela comunidade arruma desculpa para ñ comparecer e ainda proíbe da reunião ser feita no local, local esse q é do povo, Valci algo está errado nesse pobre município o povo precisa acordar pelo amor de Deus isso é falta de veronha!!!

Anônimo disse...

Bom eu nunca tive duvida de que isso iria acontecer, senador já foi um lugar bom para viver, mais agora depois que a família Moura ficou no poder vixee senador só piorar, os cidadãos ruipalmeirenses não tem uma boa educação, a saúde nem fala, segurança aff é cada um por si e Deus por todos, as ruas são todas esburacadas, praças não terminadas, e bêbados e pessoas que precisam de cuidados mentais ai jogados nas ruas, a segura só quem tem é eles, e depois que colocaram um tal de Joãozinho no poder afff, é desgraças a cada dia que passa tá na hora de acorda e as pessoas (não são todas) deixarem de vender por um misero 10 reais ou algo mais.. e vamos lá né ainda dá tempo de tirar senador do fundo do poço.. EMPINA SENADOR EMPINA.

Valci Melo disse...

Pois é, meus caros, a situação é precária e precisamos nela intervir, uma vez que somos nós que pagamos a conta. Deixar para lá não é melhor saída, pois é o nosso dinheiro, nossa saúde, educação, transporte, enfim, nossa vida que está em jogo. Vamos nos organizar, nos reunir, protestar, ocupar o espaço público e mostrar quem realmente deve dar ordens nesse município.